Oração para Oxossi

                                                                              Oração para Oxossi




Oxossi é aquele que está à frente em minhas caminhadas e tem sob seus olhos, ao mesmo tempo, os pés onde piso, meu lado esquerdo e meu lado direito, a minha retaguarda, e me cobre com seu manto protetor; aquele que me aconselha através ventos que sopram e da lua que ascende ao céu; nada escapa ao seu olhar, nem a velocidade do pensamento.


Oxossi com seu amor infinito e profundo de Pai, coloca minha vida na clareira existente em seu imenso coração de amor, onde só Ele conhece o caminho, onde ninguém pode me atingir: nem com palavras, nem com pensamentos, nem com obras.


Oxossi mantém vigilante proteção sob minha vida, de meus familiares, parentes, amigos, e a de todos que me amam ou vivem em meu amor.



Nada lhe escapa, nada dele se esconde, seja na terra onde seus pés conhecem cada pedaço, seja no fundo dos mares e oceanos, onde conta com Olokum, seu pai, e sua mãe, Iemanjá.


Nunca deixa faltar nada em minha mesa ou em minha vida: nem comida e alegria, nem cura e coragem, nem paz e amor.

Oxossi é aquele que ama seus filhos e luta por eles suas guerras; quando penso em pegar em armas sua flecha já cortou o céu e atravessou o coração do inimigo que ia se alimentar de minha dor.

Oxossi é Pai-Amor, é todo amor para com seus filhos: sou o menor dos pequeninos mas, por ser seu filho sou rei, ele me quer rei, me faz rei, e cuida de meu reino contra a inveja, a maldade, as pragas e as tempestades.

Oxossi faz isso porque o reino maior de meu Pai são seus filhos.

Ao Povo do Santo: okolofé, mucuiú, motumbá, saravá!

David de Oxossi (Paulo R. de A. David)


*20 de Janeiro,é Dia de Oxossi
*Corpus Christi é Dia de Oxossi
*23 de abril, na Bahia é Dia de Oxossi



Reproduzo abaixo, conhecida tradicionalmente pelo Povo do Santo, um de seus orikis (Oração):

"ORÍKÍ DE OXOSSI

Òsóòwósì…Awo òde ìjà pìtìpà 
Omo ìyá Ògún Oníré 
Òsóòsì gbá mi´o 
Orìs´`a a dpi nà má yà 
Ode tí nje orì eran 
Eléwà òsòòsò 
Orìsà tí ngbélé imò 
gbé ilé ewé 
A bi àwo lóló. 
Òsóòsì kí nwo igbó 
kí igbó má mì tìtì 
Ofà ní mógàfí ìbon 
O ta ofà sí iná 
Iná kú pirá 
O tá ofà sí inà 
iná kú pirá 
O tá ofà sí Òorun, 
òorún rè wèsè 
Ogbàgbà tí ngbá omo rè. 
oní Mànrìwò pákó 
Ode bàbá ò! 
Ode ojú ogun, 
o fí ofà kan soso pa igbá ènìyàn 
O dé nú igbó, 
o fí ofà kan soso pá igbá erankó 
A wo eran pá sí ojúbo Ògùn lákayé, 
má wo mí pá ó 
Má sí fì ofà owo rè dá mí lóró. 
Ode ò ! Ode ò! 
Òsóòsì ní nbá ode inú igbó jà 
wípé kí ode igbó rè 
Òsóòsì aloró tí nbá oba ségun 
o bá Ajé jà, o ségun 
Òsóòwósì ò ! Má bà mí jà o!          
Ogun ní o bá mí se o 
Bí o bá nbò láti oko 
Kí o rè ìréré ìdí rè 
Má gbágbé mí o , 
Ode ò ! bàbá mi kí ngbàgbé omo"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licença para Matar

Olorum ou Zambi - Os negros sempre foram monoteístas

Oração para Omulu e Obaluaê